Como Funciona o Empréstimo à Habitação?

feature loan work house 1024x700 - Como Funciona o Empréstimo à Habitação?

Chegou o momento de realizar um grande objetivo na sua vida – a compra da sua casa. A maioria dos portugueses precisa de recorrer à ajuda de um Crédito de Habitação de forma a conseguirem efetuar uma compra tão elevada. Contudo, é necessário considerar as várias opções de uma forma cautelosa e perceber como funciona o Empréstimo à Habitação, para que todo o processo corra da melhor forma.

Normalmente, o empréstimo é feito por uma entidade financeira ou instituição bancária, que tem como objetivo a aquisição de uma casa, de terrenos ou até a construção de uma habitação própria.

Para que o crédito seja aprovado é necessário serem apresentados documentos sobre a habitação pretendida e comprovativos de rendimentos. Depois de uma análise detalhada de toda a documentação e da avaliação do imóvel, o crédito será aprovado ou não.

A legislação dos créditos à habitação é bastante extensa, mas pode-se destacar o facto de ser obrigatório fazer um seguro de vida e de existirem condições especiais de crédito à habitação para deficientes.

Explicamos-lhe de seguida os passos para realizar o seu empréstimo à habitação:

Pesquisar ofertas de crédito habitação no mercado

post search for housing credit offer - Como Funciona o Empréstimo à Habitação?

O primeiro passo para quem procura um crédito habitação é consultar várias entidades financeiras e instituições bancárias, de forma a poder comparar as condições que oferecem e assegurar-se que vai optar pela melhor opção. Faça várias simulações e não se esqueça de considerar eventuais despesas anuais que possam advir da contratação de alguns serviços bancários.

Depois de ter selecionado as propostas mais interessantes leia com muita atenção todas as cláusulas contratuais. Afinal, irá assinar um contrato de crédito com uma duração bastante prolongada, daí a importância de ter em conta o máximo de informação possível. Por exemplo, não se esqueça de verificar a cláusula de incumprimento de crédito a habitação, saber qual é o período de carência nesses casos e o que poderá fazer para resolver a situação da melhor forma possível.

Agendar reunião inicial com a instituição

Agende uma reunião inicial com a instituição que tiver escolhido, para que possa receber informações sobre os produtos, soluções e condições financeiras que a instituição lhe pode oferecer, e avançar com o processo. Nesta fase, deve aproveitar para fazer o máximo de questões para saber todos os detalhes essenciais do crédito habitação e quais as soluções financeiras que melhor se adequam às suas necessidades.

Análises e decisões da instituição

post analysis and decisions - Como Funciona o Empréstimo à Habitação?

De seguida, a instituição irá também analisar a sua capacidade financeira e avaliar se se enquadra na política de financiamento. Na grande maioria dos casos ter um fiador aumenta bastante as probabilidades de conseguir a aprovação do crédito à habitação. A instituição de crédito poderá comunicar-lhe em poucos dias a decisão da operação, ou seja, se aceita ou não o seu pedido de empréstimo.

No caso de o processo ser aprovado pela instituição, segue-se a realização da avaliação do imóvel, que determina se este possui os requisitos necessários para ser financiado e a percentagem de financiamento que a instituição de crédito está disposta a assumir. São também feitas verificações legais ao imóvel.

Finalizando o processo

Para realizar a escritura de compra e venda da casa, primeiramente o cliente e a instituição terão de verificar todos os documentos, incluindo seguros e companhia, para que mais tarde se possa celebrar a escritura da nova casa, no Cartório Notarial ou na Conservatória do Registo Predial.

De acordo com o que já tinha sido acordado entre o comprador e a Instituição financeira, no contrato fica estipulado: o montante da dívida contraída, o prazo de reembolso do empréstimo, as taxas de juro, o produto de Crédito Habitação, as condições financeiras, etc. Depois de tratada toda a burocracia, a casa é finalmente sua.

E depois da escritura?

Depois de ter a sua habitação, terá de pagar uma prestação mensal durante um determinado período de tempo, até um máximo de 40 anos. Assim, procure fazer uma entrada inicial forte, para que a instituição tenha mais confiança no processo e para que possa obter um spread mais baixo, o que diminui o valor a pagar pelo crédito à habitação.

Se escolheu uma Instituição financeira responsável, esta colocará à sua disposição uma equipa que lhe prestará um serviço de valor acrescentado, antes, durante e após a realização da escritura, seja presencialmente ou à distância.

Procure também ter uma atitude responsável e de cumprimento com o crédito habitação, tentando acompanhar a evolução do seu empréstimo e mantendo-se sempre informado sobre dos seus direitos e deveres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *